Pedigree

terça-feira, 22 de março de 2011

Castração de animais


Pessoas que possuem animais de estimação em casa geralmente procuram os melhores e mais saudáveis métodos para prezar pela saúde do bichinho. Aqueles que têm condições compram das rações mais saudáveis, levam nos melhores médicos e não pensam duas vezes se é preciso fazer algum tipo de procedimento cirúrgico pelo bem do animal. A grande campeã de cirurgias entre animais é a castração. Os donos que mais sofrem são aqueles que têm fêmeas em casa. Na época de fertilidade, os machos sentem o cheiro da fêmea e ficam ao seu redor o tempo todo. Já quem possui macho, se depara com situações em que o animal foge de casa e fica fora durante horas, ou até mesmo dias.
As conseqüências são inúmeras para ambos os sexos. Nas fêmeas a perseguição dos machos acaba causando irritabilidade e cansaço na mesma, podendo acarretar em gravidez. No caso dos machos há o risco de brigas com outros animais, sem contar no mau cheiro ao chegar em casa. Para essas situações, no entanto, já existe solução. Para evitar todo esse aborrecimento existe a castração, que consiste em um procedimento que retira os órgãos de reprodução sexual dos animais. Ovário, útero e trompas são retirados das fêmeas, e testículos dos machos.
Além de evitar a gravidez indesejada, também contribui para uma melhor qualidade de vida do seu animal. Nas fêmeas, cai a probabilidade do aparecimento de tumor nas mamas, e nos machos, há redução de problemas na próstata e aparecimento de tumor nos testículos. A castração também pode deixar o animal mais calmo e obediente. O resultado não é garantido em animais agitados, que costumam passar horas na rua e já tiveram experiência sexual. Veterinários indicam que a castração seja feita entre seis e oito meses de idade do animal, no entanto, em fêmeas que possuem maior porte, o procedimento também pode ser feito a partir do primeiro ano de idade.