Pedigree

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Por que ele fica de olho em tudo?

Este gatinho, além de ter uma personalidade dominadora, é ainda extremamente observador, como todo bom oriental. Só para você ter uma idéia, ele adora ficar em lugares bem altos, onde pode bisbilhotar o que acontece à sua volta e que desperte seu interesse. E como todo dominador, prefere ele mesmo escolher seu dono do que ser escolhido.
Bichinho difícil!

Por que sou tão dorminhoco?

O gato foi apontado como o oitavo maior dorminhoco do reino animal. Ainda que a ciência não esteja convicta disso, uma coisa ela afirma sem receio: o nosso felino doméstico está, sem dúvida, entre os bichos que mais dormem. Suas horas de sono correspondem a quase dois terços de sua vida. Recentes estudos eletrencefalográficos detalharam: o gato passa 15% do tempo em sono profundo e 50% em sono leve. Os estudos também revelaram que, durante o sono, a sua atividade mental é tão intensa quanto a que mantém acordado. Reforça-se daí a suposição que todos nós já tínhamos: o gato deve sonhar.

Às vezes meu nariz fica molhado; outras vezes, seco. Isso tem importância?

Nenhuma. O estado do nariz depende do que o cachorro está fazendo, assim como do clima.

Detesto tomar remédio. Qual é o modo menos desagradável de fazer isso?

A injeção é a maneira mais confiável e geralmente a menos desagradável. No caso de volumes maiores de líquido, as seringas plásticas são úteis. A seringa deve ser enchida com o líquido, que em seguida é espirrado no interior da boca do animal, com cuidado para não descer pela traquéia.
Cápsulas e comprimidos podem ser mais complicados. Os cães, principalmente os de pequeno porte, podem esconder comprimidos na boca durante horas. É preferível camuflar o remédio em pedacinhos de carne ou queijo, embora alguns antibióticos não possam ser administrados com laticínios. Se o cachorro se recusa a comer e precisa tomar o remédio, não há outra alternativa a não ser abrir-lhe a boca, voltada para cima, e enfiar o comprimido o mais fundo que puder. Em seguida, é preciso fechar a boca do animal com força e massagear-lhe o pescoço. As pílulas secas podem ser umedecidas com óleo vegetal. Se o cachorro lamber o nariz, significa que o remédio foi engolido.
Uma vez que o cão esteja acostumado a obedecer ao comando de "junto", não se deve usar essa palavra num momento tão difícil quanto o de tomar remédio.

Com que freqüência devo tomar banho e ser escovado?

O animal pode ser molhado à vontade, mas o banho com água e sabão não deve ser freqüente, pois sabão e detergente reduzem a oleosidade natural do pêlo. Os banhos só devem ser dados quando o animal tiver mau cheiro ou quando o pêlo estiver muito sujo.
Os cães escovados com freqüência precisam de poucos banhos, porque a escovação mantém a pele e o pêlo muito limpos. Alguns cachorros fazem como os pássaros e rolam na areia ou na lama seca, tomando um banho de pó que deixa o pêlo em perfeitas condições.

Às vezes tenho necessidade de comer grama. Isso significa que no mundo eu sou vegetariano?

Embora os cães sejam carnívoros, comer grama é normal e até benéfico. A grama adiciona fibra à dieta do animal, reduzindo o risco de câncer de intestino. Eles podem procurar tipos específicos de grama ou erva, preferindo a relva nova ao capim seco. Alguns cães comem grama para ajudá-los a regurgitar a comida. Fazem isso para aliviar o estômago pesado ou simplesmente se livrar dos excessos.

As pessoas dão sempre a mesma comida, à mesma hora. Eu não deveria ter uma dieta mais variada?

Os cães gostam de rotina e, se a dieta for bem balanceada, não há mal em lhes dar sempre o mesmo alimento, à mesma hora, a vida toda.
Mudar o sabor ou a textura da comida, passando da ração seca para a semi-úmida ou a enlatada, pode agradar a alguns cães, mas pode provocar diarréia em outros.
Uma opção é manter a alimentação costumeira, mas adicionar suplementos minerais e vitamínicos.
Estes costumam ter gosto bom, podendo ser usados como recompensa durante o treinamento, ao mesmo tempo que suprem uma possível carência natural.

Qual a quantidade de exercício diário de que preciso? Devo ficar solto ou ser mantido na coleira?

A quantidade de exercício que um cão precisa varia de acordo com a idade, a raça e o hábito. Não depende do tamanho: alguns cães de grande porte precisam de menos exercício do que outros pequenos, até mesmo miniaturas.
Se um cachorro tiver sido treinado para obedecer a comandos de "parado" e "junto", poderá perfeitamente se exercitar sem a coleira.

A castração vai me deixar gordo e apático?


Se não houver um controle de calorias, a castração pode fazer o cão engordar, mas não deixá-lo apático. Tanto em machos quanto em fêmeas, o ciclo sexual provoca um desgaste de calorias e, quando o cão é castrado, essa necessidade de energia sofre uma queda. Sendo assim, a quantidade de comida ingerida também deve ser menor. Uma regra simples é reduzir a ingestão de calorias em 10% logo após a operação.
A maioria dos machos castrados sente menos necessidade de marcar territórios com urina. A castração também reduz a agitação, bem como as brigas entre machos por causa de uma fêmea. Mas não diminui outro tipo de agressividade nem torna o animal menos curioso.
A esterilização pode deixar uma fêmea mais calma, especialmente se ela apresentar tendência à agressividade. Os cães de temperamento mais dócil não apresentam mudança.

Porque sinto necessidade de latir alto quando estranhos se aproximam de casa?

Os cães têm o mesmo comportamento que os lobos. Qualquer cachorro se considera membro de um grupo e acha que a casa onde mora é a parte mais importante do território desse grupo. Embora o papel de líder caiba em geral a um humano, todos os membros do grupo são responsáveis por alertar os demais quando o território está prestes a ser invadido. E a melhor forma de dar o alerta é latindo.
Os cães pequenos – em especial os das raças terrier – costumam latir muito, enquanto os maiores – em especial os cães de caça – são mais calmos. Se um cachorro late demais, é possível descobrir o porquê e proceder de forma a reprimi-lo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Seu gatinho está com as unhas grandes, estragando os móveis da casa?


Você pode estar dar um jeito nesse problema aparando suas unhas, mas é preciso ter muito cuidado para que não seja alcançada a parte rosa, pois irá causar ao animal dor e sangramento, a melhor maneira de não machucar é usando um cortador especial para unhas de gatos em lojas especializadas.
Coloque o gato em uma superfície plana e alta, longe de objetos, envolva-o com o braço esquerdo e encoste seu corpo no dele, segure a patinha com jeito para não machucar e com firmeza para que ele não recolha a unha, afaste os pelinhos com o dedão.
As unhas do quinto dedo são as piores para cortar, mas são as principais responsáveis pelos arranhões.
Caso você tenha receio para corta-las, a melhor solução é levá-lo ao veterinário e pedir orientações até se sentir seguro em executar sozinho.
Outra forma de aparar as unhas é o "arranha gato" que você também encontra em petshops.

Animais fazem bem a saúde?!

 Um estudo australiano realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker revelou que donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer com estresse do que pessoas que não possuem pets em casa. A pesquisa, realizada ao longo de três anos, mostrou que os animais contribuem para a redução da pressão sanguínea, bem como para a diminuição dos níveis de colesterol.
Para a especialista Anne Mcbride, psicóloga que estuda a relação entre humanos e animais, um pet pode trazer muitas vantagens para a vida das pessoas e, consequentemente, fazer bem à saúde.
Segundo a psicóloga, os animais de estimação trazem muitos benefícios para as pessoas e promovem o controle da pressão sanguínea, uma melhor respiração e ainda auxiliam seus donos a sorrirem mais. Gargalhadas, afirma a médica, diminuem os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumentam os níveis de serotonina,  substância responsável pela sensação de bem-estar.
Não é a primeira vez que uma pesquisa ressalta os benefícios que o animais de estimação trazem à saúde. Em 1999, a Universidade Estadual de Nova York concluiu que pets contribuem positivamente para o controle da pressão sanguínea. Cientistas da Universidade Warwick, na Grã-Bretanha, também afirmaram que crianças de quatro a cinco anos se recuperam mais rápido de doenças de rotinas quando possuem pets em casa.
Um outro estudo da Society for Companion Animal mostrou que crianças que têm contato com animais de estimação são mais imunes do que jovens que não convivem com gatos ou cachorros.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cães já têm sorvete próprio para a espécie

O primeiro sorvete para cachorros do Brasil já foi criado e pode ser encontrado em cinco sabores: menta, morango, creme, chocolate e bacon. A fórmula não possui ingredientes encontrados no sorvete para humanos que provocam problemas digestivos em cães como açúcares e gordura trans e tem baixo teor de lactose.O Ice Pet foi criado pelas veterinárias Thaís e Juliana Mucher. Vários estudos foram realizados até chegar ao produto final, que tem a fórmula aprovada pelo Ministério da Agricultura. O sabor de bacon, por exemplo, foi inventado depois que as criadoras perceberam que alguns animais não gostavam de alimentos doces. O de chocolate também foi lançado para evitar que os donos ofereçam o próprio alimento aos cães, uma vez que o cacau é nocivo à saúde deles.A marca foi lançada em fevereiro deste ano e, com quatro meses de vida, já vende em pet shops da Grande São Paulo e do interior do estado, além de pontos no Paraná e Bahia. A única restrição é para cães diabéticos, e outros tipos de animais mamíferos, aves e répteis.

Dono treina cachorro para fazer compras sozinho

O nome dele é Deng Deng. E é muito esperto. O cachorro foi treinado para fazer compras para o dono, Zhang Tiegang, que mora na cidade de Changsha (China). Apesar de o chinês ter 32 anos e ser saudável, é Deng Deng quem traz comida para casa. Na ida, o cão leva uma lista e dinheiro. Na volta, traz verduras e frutas em duas bolsas. Zhang garante que o cachorro fica muito feliz com a tarefa “Ele ama trazer coisas”, afirmou, segundo reportagem do “Metro”.

Cachorro reduz chances de alergia em crianças

Ter um cachorro em casa reduz o risco de uma criança desenvolver alergias, revela uma pesquisa divulgada por cientistas alemães. A descoberta, baseada em um estudo de 6 anos com 9.000 crianças, dá relevância à teoria de que crescer com animais de estimação ajuda a desenvolver o sistema imunológico e deixa o corpo mais preparado para a asma, eczema e febre alta