Pedigree

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pequenos detalhes significam muito


Brincar e dar atenção ao seu animal regularmente significa muito para ele pois que ele passa o dia esperando você voltar do trabalho. Comida, água, abrigo e consultas regulares ao veterinário são fundamentais mas animais são seres sociais que adoram companhia mais do que qualquer coisa. Não ignore aquele rabinho alegre, deixe seu gato se aconchegar perto de você enquanto você lê o seu jornal diário e não se apresse quando for passear com seu cachorro: esse é o tempo que eles tem para explorar o mundo e tantos cheiros diferentes. 

Como ensinar um cachorro já adulto a fazer xixi no lugar certo?


Da mesma maneira que o filhote, ou seja, recompensando quando faz suas necessidades no lugar certo. Se não temos condições de ficar observando o cão por um grande período, podemos deixá-lo em um ambiente neutro (que não terá problema se ele fizer suas necessidades fora do local planejado).

Xixi no pneu do carro


Quando o automóvel se movimenta, os pneus passam por locais com os mais diversos e variados cheiros, que ficam impregnados na borracha.
Para os seres humanos, isto não faz nenhuma diferença. Afinal, somos dotados de “apenas” uma média de 6 milhões de células olfativas. Mas, para os cães, que em determinadas raças podem chegar a ter 300 milhões de células olfativas, um pneu de carro é um verdadeiro “mural de informações” sobre o que está acontecendo no mundo exterior!
Assim, considerando que urinar funciona, para os cães, como uma forma de comunicação, ao sentirem tantos cheiros diferentes, eles – especialmente os machos – são atraídos de forma, quase irresistível, a fazer um xixi na roda do carro para também deixar suas informações.

Casinhas? Como acostumá-los?


Mesmo cães que não tenham o hábito de usar casinhas, eles podem ser acostumados a usá-las e achar isso muito legal!
Primeiramente, o ideal é verificar qual o tamanho ideal de casa para cada cachorro. Muitas pessoas acreditam que uma casa bem grande é melhor para o peludo, o que não é verdade! Quanto mais estreita melhor, pois assim se sentem mais protegidos. O tamanho ideal de uma casinha mede-se assim: o animal deve conseguir ficar de pé sobre as quatro patas e dar uma volta sobre o próprio corpo.
Definido o tamanho, valem algumas dicas para deixar o cantinho bem aconchegante. Cães gostam de se deitar em lugares macios e fofos, pois têm grande sensibilidade com texturas. Assim, colocar panos macios na casinha permitirá que o local fique bastante convidativo.
Além disso, se o dono deixa seu cheiro nestes panos, o local ficará ainda mais interessante. Para tanto, basta esfregar as mãos nos paninhos para deixá-los impregnados com o cheiro daqueles que os cães adoram: você!

O carro é um bicho de sete cabeças?



Se o amigo peludo não está acostumado a andar de carro, não é interessante partir para uma viagem de cara, como primeira experiência.
Apesar da maioria dos cães adorar andar de carro, já que sentem-se dentro de uma “toca que anda”, alguns podem achar a experiência assustadora, especialmente se sentirem-se enjoados.
Assim, o cão deve ser habituado ao carro, inicialmente em trajetos mais curtos, até para que seja possível observar as reações dele. A distância deve ser aumentada gradualmente e associada a coisas boas (não vale colocar o cão no carro somente para ir a clínica veterinária!), para que ele fique bem acostumado com a nova situação.
Se o cachorrinho enjoar no carro, vale uma conversa com o veterinário de confiança, para indicação de medicamentos que evitam este desconforto.

Você precisa desistir de um animal?


É muito importante que você procure um outro dono para ele com muito cuidado. Cuidado para não doar o animal para pesquisas ou outros tipos de atividades ilícitas. Cheque se a pessoa interessada tem boa conduta e não tenha medo de dizer não se você acredita que o animal não estará em boas mãos. Se você não encontrar um outro dono, leve o animal à um abrigo conhecido e procure ter certeza de que ele não passará o resto de sua vida numa gaiola. 

Identificação do Animal


Identificação do Animal: Uma identificação visível pode salvar a vida de gatos e cachorros. Acidentes acontecem e quando eles ocorrem, animais perdidos dependem da identificação em sua coleira contendo o nome, endereço e telefone dos donos. A cada 3 meses, verifique se a coleira não está muito apertada.

Alimentação




Alimentação: um animal bem alimentado é um amigo feliz. Forneça alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia, e os filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. Recolha os restos de alimentos do comedouro do animal, evitando, assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.

Família


Família: um amigo deve levar só alegrias. Antes de levar um animalzinho para casa, tenha certeza de que ele não será motivo de discórdia e brigas. Caso contrário, todo mundo vai sofrer, principalmente ele.

Higiene


Higiene: o cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Para evitar algumas doenças, recomenda-se um banho por mês. Já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. E lembre-se: todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, nas calçadas e nos parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.

Cuidados médicos


Cuidados Médicos: seu amigo também precisa ir ao médico. Ao desmamar, ele deve visitar o médico veterinário para desverminar e receber as vacinas. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade, e os adultos anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie. Providencie a vermifugação do seu animal seguindo as orientações veterinárias a esse respeito. E não se esqueça de levá-lo para fazer exercícios.

Como acostumar um gato já adulto a escovar os dentes? E um cachorro?


Para acostumá-los a escovar os dentes, devemos iniciar a escovação com o dedo, como se fosse uma massagem na gengiva e, gradualmente, aumentar este tempo de massagem para que o cão se acostume com a atividade. Podemos utilizar a pasta de dentes (própria para cão/gato) junto ao nosso dedo para que o animal já se acostume com seu sabor. O próximo passo é apresentar a escova e com o mesmo principio promover massagem com a escova. Quando o cão ou gato estiverem acostumados e interessados nesta manipulação poderemos iniciar uma escovação mais intensa. Devemos recompensá-los com um petisco ou uma brincadeira após esta atividade para reforçar positivamente a escovação.

O cão castrado engorda?


Não se pode culpar a castração pela obesidade dos cães! Na verdade, com a supressão dos hormônios, algumas atividades antes comuns, como buscar parceiros, marcar locais com urina e enfrentar possíveis “rivais”, não mais se fazem necessárias. Assim, cabe ao dono proporcionar ao cão outras atividades, para que este possa manter o mesmo ritmo de vida, sem também descuidar da alimentação.

O cão castrado sofre por não poder mais acasalar?


A cirurgia de castração extrai ovários, tubas uterinas e útero nas fêmeas, e testículos nos machos. O cão não sente qualquer pesar após a cirurgia; ele/ela simplesmente não tem consciência do que aconteceu. Muito pelo contrário: como não mais estarão sujeitos aos efeitos dos hormônios circulantes, os cães passam a viver com mais tranquilidade, sem o inconveniente de estarem expostos aos instintos de procriação decorrentes dos hormônios.

O cão deve cruzar ao menos uma vez antes de ser castrado?


Já está cientificamente comprovado que não existe qualquer relação entre o ato sexual e a boa saúde ou amadurecimento do cão. Na verdade, esperar pelo amadurecimento sexual pode, inclusive, trazer malefícios na relação dono-cão: o macho, ao aprender a marcar locais com urina levantando a perna, pode nunca mais perder este hábito adquirido, mesmo depois de castrado.

Castre seu bichinho de estimação


Gatos e cachorros, todos devem ser castrados. A cada hora, 2.500 cachorros e gatos nascem no Sudeste do Brasil (muito mais animais do que pessoas interessadas em adota-los). Milhões de animais são abandonados, ficam doentes e acabam sendo mortos pelo centro de Zoonoses. Evite que isso aconteça castrando seu animal e divulgando esta informação entre as pessoas que conhece. 

Como fazer para acostumar um gato mais velho com um mais novo?


Devemos apresentá-los de uma maneira gradual e com segurança. Podemos inicialmente impregnar o gato com o cheiro do outro através de uma massagem com uma toalha, para que assim conheçam o odor do gato que irá conhecer. Posteriormente, pode-se usar uma caixa de transporte para aproximá-los com segurança, assim eles irão se ver, porém não estarão sujeitos a brigas. Neste momento, devemos, por exemplo, dar comida a eles assim irão associar a presença um do outro com algo prazeroso como comer. O próximo passo é de observar se eles estão ficando mais tranquilos na presença um do outro e, aos poucos, permitir a aproximação. Uma borrifada de água pode se usada como bronca, caso um dos gatos se torne agressivo.