Pedigree

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Detesto tomar remédio. Qual é o modo menos desagradável de fazer isso?

A injeção é a maneira mais confiável e geralmente a menos desagradável. No caso de volumes maiores de líquido, as seringas plásticas são úteis. A seringa deve ser enchida com o líquido, que em seguida é espirrado no interior da boca do animal, com cuidado para não descer pela traquéia.
Cápsulas e comprimidos podem ser mais complicados. Os cães, principalmente os de pequeno porte, podem esconder comprimidos na boca durante horas. É preferível camuflar o remédio em pedacinhos de carne ou queijo, embora alguns antibióticos não possam ser administrados com laticínios. Se o cachorro se recusa a comer e precisa tomar o remédio, não há outra alternativa a não ser abrir-lhe a boca, voltada para cima, e enfiar o comprimido o mais fundo que puder. Em seguida, é preciso fechar a boca do animal com força e massagear-lhe o pescoço. As pílulas secas podem ser umedecidas com óleo vegetal. Se o cachorro lamber o nariz, significa que o remédio foi engolido.
Uma vez que o cão esteja acostumado a obedecer ao comando de "junto", não se deve usar essa palavra num momento tão difícil quanto o de tomar remédio.